sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

plano de aula cometas


1. Tema: Cometa
1.1Introdução

m cometa é um corpo menor do sistema solar que orbita o Sol. Quando se aproxima do Sol, um cometa passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma e uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar sobre o núcleo cometário. Os núcleos cometários são compostos de gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos, variando em tamanho de alguns quilômetros até algumas dezenas de quilômethttp://pt.wikipedia.org/wiki/Sol


2.Data e Duração
Data: 10/12/2009
Duração:40 min


3. Público Alvo: alunos do 6 perído do ensino fundamental


4.Objetivos

fixação do assunto cometa
fazer uma aula dinamica
5. metodologia:


6.Atividades

7.Avaliação

8. Mateial de ApoioMaterial: pedaço de gelo seco, pegador de gelo, luvas de borracha, lanterna e ventilador.

Atenção: Cuidado para não se queimar. Usando uma luva de borracha, pegue o gelo seco com o pegador.
Sopre o gelo seco e observe que o gás se solta e faz um “rabo”.
O efeito do Sol
Iluminada pela lanterna, a cauda do cometa



Astro que percorre uma órbita geralmente muito excêntrica. Está constituído por partículas relativamente pequenas (sobre tudo fragmentos de gelo) junto com gases bem tênues. A parte mais sólida de um cometa é o núcleo, que costuma ter vários quilômetros de diâmetro. A cauda de um cometa aponta sempre em direção contrária ao Sol, devido ao efeito do vento solar. Há alguns cometas com períodos curtos, mas todos eles são escassamente brilhantes. O único cometa brilhante com um período inferior a um século é o Halley. Os cometas mais brilhantes têm períodos tão longos que ainda não se podem predizer.


9.Referências Bibliográficas:
Autor:Bruno Rosenthal
Título:O que são cometas?
Disponível em: http://bruno.rosenthal.vilabol.uol.com.br/cometa.htm





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