sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PLANO DE AULA: ÁGUA POLUÍDA

1.TEMA:ÁGUA
1.1 INTRODUÇÃO:


Fundamental para a vida em nosso planeta, a água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo. O uso irracional e a poluição de rios, oceanos, mares e lagos, podem ocasionar, em breve, a falta de água doce, caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural.


Curiosidade:

Produtos que mais poluem os rios, lagos e mares: detergentes, óleos de cozinha, óleos de automóveis, gasolina, produtos químicos usados em indústrias, tintas, metais pesados (chumbo, zinco, alumínio e mercúrio).

2. DATA: 14/12/09
DURAÇÃO: 2 AULAS DE 50 MINUTOS


3.PÚBLICO ALVO: JARDIM II
4.OBJETIVOS:

Ações educacionais:
  • Educar as crianças para o uso racional da água;
  • Capacitar os professores sensíveis à causa ambiental urbana, para que se tornem agentes multiplicadores, nas escolas e na comunidade;
  • Através dos professores e dos alunos, voluntários da água,educar a sociedade;
  • As escolas, como todas as organizações públicas e privadas devem assumir compromisso com o gerenciamento da água. O aluno deverá ser capaz de:
  • Reconhecer a importância da água na nossa vida;
  • Importância da água no nosso corpo;
  • A necessidade de economizar a água (Adesão de Atitudes);
  • Critérios de escolha de água para beber;


5.METODOLOGIA/ESTRATÉGIA:

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:

A água é usada para diferentes fins, serve para ser bebida, para tomar banho, para lavar roupas e utensílios. Além disso, abastece as cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na agricultura. Devido a isso tudo, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar livre de microorganismos patogênicos, ou seja, causadores de doenças. Isso é obtido através de tratamento, desde de sua retirada nas fontes até a chegada nas residências. A poluição da água indica que um ou mais de seus usos foram prejudicados, o que pode atingir o homem de forma direta ou indireta.

1) O professor deverá explicar os vários tipos de poluição ambiental existentes, ressaltando a poluição da água.

2) Questionar os alunos sobre como ocorre a poluição das águas. Conduzir o questionamento para ressaltar os três itens abaixo:

• Deposição de esgoto doméstico e industrial nos rios.
• Falta de saneamento básico.
• Falta de educação e consciência ecológica da população.

3) Aprofundar a discussão sobre os itens acima e/ou outros que surgirem, solicitando a opinião dos alunos sobre essas questões, e aprimorando a oralidade e a análise crítica do educando.


6.ATIVIDADES:

Para a realização da atividade foi dividido a sala em dois grupos. Está será um trabalho de ates plásticas no coletivo. Portanto,faz-se necessário que o grupo discuta como e quais materiais serão utilizados para sua realização. Confecção de uma maquete.


7. AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos . As diversas atividades produzidas pelos alunos também serão pontuadas.

Através da conversa sobre a importância da água limpa e as conseqüências da água poluída, foi realizado em sala de aula a confecção de uma maquete.
Dividimo-nos em grupos e colocamo-nos a volta de uma mesa. Um grupo ficou responsável em desenhar o que poluem os rios e outro ficou responsável em observar, quais as ações que devem ser tomadas para não poluição dos rios . A partir dessa conseqüências, o grupo responsável pelas ações, foi citando o que poderia ser feito para melhorar o nosso mundo.

AÇÕES:

-Não jogar nada no rio,tudo no lixo;
-Não jogar detergente, óleo, lata, gasolina e principalmente papéis no lixo.

Em seguida os alunos se dirigiram-se para sala de vidéo, para assistirem: "O CICLO DA ÁGUA"
Tudo isso contribui para o aprendizado do aluno.






8.MATERIAL DE APÓIO:

Placas de isopor, desenhos confeccionados pelas próprias crianças, óleo de cozinha e detergente.
Material Expositivo: Sala de vídeo


9.REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

AUTOR:
Sônia Lúcia Modesto Zampieron
Biólogo João Luís de Abreu Vieira



TÍTULO: ÁGUA POLUÍDA

Um comentário:

  1. Adorei esse plano, mto bem sacado!
    Despertar a conscientização de forma gostosa e criativa.
    Parabéns!!! Acredito que tenha sido sucesso total,

    bjs

    ResponderExcluir